É DIA DE FAXINA

segunda-feira, 11 de julho de 2016



Autora: Pra. Andressa Bueno

É DIA DE FAXINA


A limpeza da casa está diretamente ligada ao nosso bem estar e saúde, e de toda a família, já que ninguém gosta de viver numa casa que não esteja limpa e organizada.


Por isso a limpeza regular [quase que diária]e uma faxina [limpeza profunda ] mensalmente ou semanalmente deverá ser quase que como uma regra de ouro para o bem estar dentro da sua própria casa.


Somos o Templo do Espírito (1 Coríntios 6:19), a casa onde o Espírito Santo de Deus decidiu morar, e portanto, nosso corpo deve refletir a santidade d'Ele. Mas para isso acontecer temos que cuidar de nosso corpo com zelo.


Bíblia diz que: “Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam…” (Mt 21.12a)


A partir deste texto vemos claramente Jesus providenciando a limpeza do Templo. Jesus entra no templo e sua primeira atitude não foi de virar para um discípulo ou comentar sobre a situação caótica que estava o templo. Ele imediatamente tem uma ação - limpar o templo. 


Como é difícil ter ação, ainda mais no templo, a falta de constância vem justamente porque não conseguimos ser ativos o suficiente principalmente no templo. Afinal estamos falando de constância espiritual.


Precisamos entender que a inconstância está intrinsecamente relacionada a velhas posturas que obstinadamente insistimos em manter em nossas vidas. 


Para conseguir uma constância espiritual, devemos fazer o que Jesus fez. A limpeza quem faz é Cristo mas a atitude quem toma é você. O problema é que nós geralmente, não tomamos atitude e queremos que Jesus faça a diferença ou venha e realize tudo. Isso não vai acontecer. 


COMO FAZER UMA FAXINA


Sabemos que a limpeza ( santificação) espiritual é processo, que obedece algumas regras e práticas. 


1. Comece pelo mais grosso


"Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;( Cl 3:5-6)


Para uma limpeza profunda ( sujeira grossa) vai requerer que os móveis sejam afastados do seu lugar, ou mesmo retirar tudo o que têm dentro, acompanhado de uma nova organização nos seus interiores. Geralmente se nota que há sempre sujeira que se acumula em certos lugares que na limpeza diária não se consegue fazer. 


Em nossa vida espiritual teremos que abandonar velhos hábitos e certos vícios imediatamente. Todo pecado é iniquidade. E sempre que pecamos, fazemos contra Deus. 


2. Mantenha limpo com limpeza diária 


O pecado, grande ou pequeno, (esta graduação só é feita pela nossa cabeça). Tudo é pecado. E o pecado nos deixa em estado constante de rebeldia para com Deus. 


O pecado pode ser cometido por pensamentos, palavras, obras, omissões (dos nossos deveres para com Deus e para com o próximo). 


Por isso uma vez que abandonamos o pecado, teremos que conservar essa mudança adquirindo novos hábitos. Aquele que pecou não peques mais. ( João 8:11b)


E uma forma de manter a vida limpa [em santidade] é buscar viver uma vida de comunhão constante com o Espírito Santo. Um dia a dia com devocionais nos impedem de pecar. De outro modo, se não mantivermos a casa [ vida] limpa e organizada diariamente, tão logo precisaremos agendar uma outra faxina pesada. 


E não adianta esconder a sujeira debaixo do tapete, pois logo, logo a sujeira voltará em aparecer, e o trabalho será dobrado.


" [...]Assim a situação daquela pessoa fica pior do que antes. E isso também acontecerá com esta gente má de hoje.” (Mateus 12:45)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS