GUITARRA DESAFINADA

quarta-feira, 29 de junho de 2016


*Por: Andressa Bueno
"Então inquiri: Senhor, que devo fazer? E o Senhor respondeu: [...]" (Atos 22:10)
Dos meus tempos de "roqueira", trago como herança a paixão pelo som dos acordes da guitarra e bateria. Acho a coisa mais linda uma mulher tocando guitarra ou bateria!
Então, alguns anos atrás decidi aprender a tocar guitarra. Pedi para que o sobrinho do meu marido, que estava morando conosco em casa, pudesse me ensinar. 
Treinei e treinei direitinho as sequências das notas ( posição dos dedos) conforme tinha me instruído. Mas passado alguns minutos, ele caminhou na minha direção dizendo: "tem alguma coisa errada". Imediatamente, pensei comigo mesma: " o que estou fazendo de errado?". E pegando o instrumento das minhas mãos disse: "ela está muito desafinada, dai o som fica fora do tom". Fiquei admirada com a sua capacidade de conseguir discernir a afinidade e harmonia entre as notas. 
A partir daí conclui que, por mais que aprendesse a tocar cada uma das notas e desenvolvesse habilidade  nos dedos para mudar de uma posição a outra, de nada serviria se não aprendesse a escutar com atenção para poder afinar o instrumento quando preciso. 
A afinação é o que faz com que um instrumento seja ouvido bem! Ou seja, uma guitarra desafinada nunca poderá dar as notas corretas, e isso me faz refletir sobre vida espiritual que levamos.
Verdadeiramente nosso coração está afinado com a voz de Deus? Quantos detalhes às vezes negligenciamos por achar que não são importantes?
Sem perceber podemos fazer de nossa vida espiritual igual a essa guitarra desafinada, que por mais que toquemos, não teremos êxito em dar as notas certas. Conhecimento e habilidade todos nós temos, só precisamos nos esforçar para desenvolvê-los com o tempo. Contudo, podemos estar ignorando os sinais ou a vontade de Deus por estarmos mais preocupados em mostrar nosso conhecimento ou a nossa capacidade. 
Creio que as vezes começamos a fazer as coisas na ordem inversa, e depois ainda nos perguntamos porque que não funcionam como deveriam ou porque não vemos os resultados. Na verdade, negligenciamos a parte mais importante - parar para ouvir a Deus - ["o que queres que eu faça?"]conhecer sua vontade e como quer que venhamos a fazer. Somente estando afinados com Deus, estaremos seguros, pois com certeza faremos a coisa certa na ocasião e lugar certos. 
E a oração é meio que afina nossa vida com a voz de Deus. São os momentos de comunhão com Ele que nos preparam a estar atentos ao que devemos fazer, conforme a vontade dEle. Porém, muitos dizem estar submetidos à vontade do Senhor, sem conhecer essa vontade, seguindo apenas o desejo do próprio coração. 
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?(Jeremias 17:9 )
E quando perdemos momento como esses, nosso espírito empobrece, míngua e desafina, e deixamos de ser um instrumento útil que dá notas de adoração ao Senhor. 


Quando Deus escolheu você para ser um instrumento de benção, não vislumbrou o seu conhecimento e nem suas habilidades. Ele contemplou um coração que podia afinar, sintonizando com as notas de Sua voz. Acredite em mim! Deus não estava olhando para a perfeição em você. Ele está sempre à procura de um coração com prontidão e disponibilidade para ouvir a Sua voz, e obediente em fazer o que Ele diz.

"Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu" (Mateus 6:10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS