RESILIÊNCIA - A Habilidade de Autossustentar-se

quinta-feira, 21 de abril de 2016







Já algum tempo, a palavra sustentabilidade virou moda. Em poucos anos, ela deixou de ser um termo desconhecido para se tornar uma palavra bastante explorada. Etimologicamente, tem origem no latim "sustentare", que significa sustentar, apoiar ou conservar.

Usualmente está relacionada com uma mentalidade ou atitude ecologicamente correta, devido a um dos maiores desafios do homem que tem sido utilizar de forma equilibrada os recursos naturais. Na intensa busca de tirar da natureza os meios para seu sustento e desenvolvimento, o homem, com frequência, provoca intensa degradação ambiental comprometendo a vida para as gerações futuras. 



De acordo com ambientalistas, o impacto causado nas florestas ocorrem em diferentes níveis, sendo que a capacidade de uma determinada área voltar ao seu estado original, através de seus meios naturais, é chamada de resiliência ambiental.


O conceito de resiliência vem da Física (capacidade de um material voltar ao seu estado original depois de ter sofrido tensão), mas com o tempo, passou a ser utilizado também na área da Psicologia. 

Para a psicologia, a resiliência é a capacidade de uma pessoa sob tensão ou estresse, lidar com seus próprios problemas, superar as adversidades e não ceder à pressão, seja qual for a situação. No senso comum é a capacidade de superar problemas.

É verdade que o estresse é o mal do século. Esse quadro aumenta em situações de crise de ordem econômica como as vividas no momento. As consequências são danos para a saúde física, emocional e empresarial.

Diante da adversidade e sob grande estresse, algumas pessoas sucumbem ao próprio mal, adoecendo física e mentalmente. Porém, as pessoas resilientes, apresentam uma faculdade mental e emocional de superação, estabelecendo pensamentos e atitudes positivos. 

Embora os estudos sobre resiliência para psicologia sejam ainda muito recentes, já se sabe que ela em parte, uma característica inata do homem, mas também se adquire ao longo do tempo, pois a Resiliência, como diz Hoch, "se tece" durante todo ciclo de vida. 



Resiliência e Fé

Partindo do princípio de que Resiliência também é uma habilidade, e se apropriando dos conceito de sustentabilidade, podemos afirmar que a resiliência é a habilidade do homem, sob tensão, de se autossustentar (conservar) podendo se apoiar na Religião. 



Sabe-se que a base para a resolução de um problema é acreditar na capacidade de superá-lo, de que sempre há saídas e que não se deve desistir de lutar, nem aceitar passivamente as dificuldades do cotidiano. 

Os que possuem a fé em Jesus, quando saem de situações difíceis se tornam mais fortalecidos e usam a experiência como aprendizado. E esse termo “ter resiliência” se aplica perfeitamente a nós cristãos, pois Jesus disse: " no mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (Jo 16:36)

Por outro lado, quem não tem fé, não tem confiança e nem força para enfrentar as vicissitudes da vida. Ao invés de lutar sua atitude é passiva e de vitimização frente a situações alheias à sua vontade.

Na Bíblia, encontramos vários relatos de homens e mulheres, que depositando sua confiança e fé em Deus, superaram seus sofrimentos e adversidades. O livro de Hebreus capítulo 11 é conhecido como a "galeria dos heróis da fé". 

Jó é um exemplo de resiliência frente às adversidades pelas quais o ser humano pode passar. Apesar da perda de todos os bens, a morte de todos os filhos e pela doença mal cheirosa, Jó mantendo sua confissão de fé: Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra." (Jó 19:25), sobreviveu a tudo. 

Desse modo, Fé e resiliência têm a mesma função, que é de demonstrar ao indivíduo a importância de confiar que as adversidades podem ser superadas. 



Endurecer, sem perder a ternura. 

Com base na experiência de Jó, destacarei algumas características de uma pessoa resiliente:



  1. Controla seus impulsos; ( Jó 1:20) 
  2. Sociável (Jó 2:11). Jó apesar de tudo que estava vivendo não se isolou. Ele sabia que precisava de amigos e de Deus. Sua vida mudou depois que aprendeu orar por seus amigos; 
  3. Esperançoso (Jó 14:7-9). A esperança é a certeza de que a os problemas não são o fim; 
  4. Perseverante (Jó 19:25). Saber esperar e não desistir; 
  5. Vê positivamente o futuro (Jó 23:10-12). Sua fé era suficiente para crer que Deus ainda cuidava de sua vida; 
  6. Capacidade para auto motivar- se. (Jó 11:16-19
  7. Capacidade para aprender com as adversidades ( Jó 42: 1-5) 



Isto também se pode aprender
A capacidade de ser resiliente é uma habilidade que todos devemos buscar desenvolver, pois quanto mais resilientes formos, melhor conseguiremos superar as dificuldades da vida. E quanto mais somos capazes de vencer os obstáculos, mais perto estaremos de atingir nossos objetivos e sonhos.

Você gostaria de ser resiliente? O segredo é ter fé.

"A fé, vivida com confiança em um Deus presente, e a força, que ajuda a superar o sofrimento, parecem ser uma chave no desenvolvimento das capacidades de resiliência." (ROCCA,2007, p. 26)


Muitas vezes as lutas e os sofrimentos serão inevitáveis, mas a escolha de como vivenciá-los é nossa.

Que possamos seguir o exemplo de Jó e outros homens de fé, que com resiliência e fé em Deus conseguiram superar todas as suas adversidades.



Autoria: Pra. Andressa Bueno
___________________

HOCH, Lothar Carlos. Sofrimento, resiliência e fé na Bíblia. Em: HOCH, Lothar Carlos; ROCCA, L. M. Susana (Orgs.). Sofrimento, resiliência e fé: implicações para as relações de cuidado. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2007.

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/11- comportamentos-essenciais-para-ser-mais-resiliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS