Pode um cristão estar com depressao?
A depressão afeta diretamente a vida das pessoas, inclusive dos crentes, mas durante muitos anos houve uma dissociação entre religião X ciência, e espiritualidade X depressão, para explicar os motivos desencadeadores da depressão.
Para Freud, " avaliar o valor das doutrinas religiosas não se acha no escopo da presente investigação. Basta-nos que a tenhamos reconhecido como sendo, em sua natureza psicológica, ilusões. "(1874, p. 46)
Assim sendo, do ponto de vista desse autor, não há condições de investigar a depressão a partir dos dogmas religiosos, uma vez que a religião é uma ilusão - fruto do psiquismo humano - que surge como um mecanismo de defesa diante do seu sentimento de desamparo e insegurança.
Por outro lado, Jung, outro grande pensador de nossos tempos, psiquiatra e psicanalista, e também cristão protestante, revelou sua preocupação com a postura da igreja frente a depressão. ( Jung 1983, p. 42)
" eles poderão recorrer à igreja, que está em condição de dizer se a experiência provém de Deus ou do Diabo, se deve ser aceita ou repelida. "
Ou seja, a depressão, do ponto de vista da igreja, tinha sua causa exclusivamente devida ao pecado ( e consequências da punição de Deus), falta de fé e ação do Diabo.
Mas a Bíblia nos deixa claro que, embora a igreja no passado, tenha tratado as doenças de modo geral como sendo exclusivamente a disciplina de Deus, nem tudo se reduz a punição de Deus.
No Novo testamento, vemos Jesus operando muitos milagres e através destes fazendo a separação entre pecado e doença.
"E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus."(João 9:1-3)
No Velho testamento, o exemplo do Jó é por demais valioso, pois também nos ensina que nem sempre as doenças e dificuldades são uma retribuição da parte de Deus, devido a algum pecado cometido (embora todos sejam pecadores).
"Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal" (Jó 1.1).
Embora saibamos que a depressão não tenha uma única causa específica, compreender a causa, pode ajudá-lo a superar o problema. Qualquer um pode experimentar algum tipo de depressão, por algum motivo. É uma condição e situação que afeta pessoas de todos os tipos, de todas as raças, sexos e situação socioeconômica.
A depressão é uma condição extremamente pessoal que é causada por uma variedade de razões. Você pode estar em risco de depressão porque existe um histórico familiar da desordem. A morte de um amigo ou membro da família, dificuldades financeiras, a perda de emprego ou indefinição profissional, são todas explicações legítimas para a depressão.
Enfim, a resposta para a inquisição feita no início do texto é sim. Pode sim um cristão evangélico, católico, protestante ou de qualquer outro segmento religioso sofrer de depressão.
Apesar de termos em Jesus a promessa de uma vida abundante, é possível sim que os filhos de Deus passem por depressão e sofram as consequências por conta da sua depressão.
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim...(Salmos 42:5)
Percebe-se aqui que o salmista está reconhecendo seu abatimento, a tristeza profunda da sua alma.
Veremos também que ele fala de alguns sintomas bastante comuns da depressão, tais como, falta de apetite; choro constante; angústia (muitas vezes relatada como uma pressão no peito); sentimento de desamparo e sensação de morte eminente. (versos 3, 5, 9, 10)
Diante de um quadro depressivo o que posso fazer?
Assim como diversas coisas podem levá-lo ao mal, tratamentos dos mais diferentes podem curá-lo. Mas veremos alguns passos que nos ajudarão a lidar melhor com a doença.
- Não negue sua tristeza. O primeiro passo para se lidar com o problema é reconhecer que se está com depressão;
- Reconhecer que a causa da depressão está em mim e não no outro. Não jogue a culpa em terceiros, pois a resposta está dentro de você;
- Trate-se amavelmente. Tenha consideração por si mesmo. Depressão é uma doença grave que requer cuidados específicos;
- Busque a solução para depressão. Davi não se entregou à depressão.
Portanto, ponha sua esperança em Deus, e busque ajuda com profissionais qualificados. Lute por sua cura.
Andressa Bueno
Nenhum comentário:
Postar um comentário