MURMURAÇÃO: Um muro que te separa das bençãos.

sábado, 18 de junho de 2016



Quantas vezes você reclama em uma dia? Se você acha que é alguém que não se queixa, faça o teste! E você irá se surpreender com a frequência que nos queixamos em um dia. Reclamamos do clima; do trânsito; do telefone que não para de tocar; do barulho do aspirador do vizinho logo cedo pela manhã e por ai vai. 
As pessoas queixam-se frequentemente em média 20 vezes por dia! E cada vez que nos queixamos entramos em um ciclo de mau humor, estresse, raiva e lamentações.
Reclamar é o pior de energias. Não só porque te afasta do que você realmente quer, mas também porque atrai muito mais daquilo que você dedica a sua atenção, energia e foco, ou seja, ao final de tudo, você estará mais envolvido com reclamações, murmurações e lamentações. 
A questão é que, enquanto estiver focado naquilo que não quer, não poderá atrair alegria e satisfação. E não só isso, a murmuração é contagiosa e se multiplica contagiando tudo e todos ainda mais, a ponto de inclusive lhe tornar uma pessoa negativa e pessimista. 
Por exemplo: Você já sentiu que seu dia começou mal e depois de um primeiro contratempo do dia, a sensação de irritação e murmuração aumentam? Isso porque você está inconscientemente espalhando essa atitude negativa.
Se você investe mais tempo e energia falando sobre o que você não gosta, se você se dedica a criticar os outros, se você julga sem conhecer ...Tudo isso chama sua atenção para o lado negativo da vida.
Cientificamente isto pode ser explicado facilmente, uma vez que reclamar afeta o cérebro negativamente. E não importa, se é você quem reclama ou se as queixas são vindas de outra pessoa. 
"Sinapses que disparam juntas, se mantém juntas”. (Steve Parton)
E ainda acrescenta: " O princípio é simples: em todo o seu cérebro há uma coleção de sinapses (responsáveis por transmitir as informações de uma célula para outra) separadas por espaços vazios chamados de fenda sináptica. Sempre que você tem um pensamento, uma sinapse dispara uma reação química através da fenda para outra sinapse, construindo assim uma ponte por onde um sinal elétrico pode atravessar, carregando a informação relevante do seu pensamento durante a descarga... e toda vez que essa descarga elétrica é acionada, as sinapses se aproximam mais, a fim de diminuir a distância que a descarga elétrica precisa percorrer… o cérebro irá refazer seus próprios circuitos, alterando-se fisicamente para facilitar que as sinapses adequadas compartilhem a reação química e, tornando mais fácil para o pensamento se propagar.“
No entanto, esse quadro pode ser alterado. Basta controlar seus pensamentos, palavras, e eliminar, tanto quanto possível a reclamação, de modo que você possa criar a sua realidade com a intenção de atrair o que realmente quer e sonha.
Paulo Vieira, PHD em Psicologia em Coaching e criador da metodologia do Coaching Integral Sistêmico (CIS),  afirma categoricamente que " Tem poder quem age, e mais poder ainda quem age certo." E mais: " O cérebro não escolhe no que acreditar, assim, o que você mais comunicar, mais verdadeiro será." 
Vemos então que reclamar não vai mudar as circunstâncias que lhe incomoda, pelo contrário, só piora. E a melhor maneira de atrair tudo o que se quer, é eliminar queixas de sua rotina, substituindo-as por pensamentos e palavras positivas. 
Uma vez que " palavras têm poder" (Provérbios 18:21). Poder para enviar as mensagens que o cérebro precisa para formar pensamentos que nos impulsione a agir assertivamente, em direção daquilo que almejamos. 
Te proponho um exercício: Anote a reclamação que você observa que é mais freqüente no seu cotidiano; o que mais te incomoda ou causa irritação. Em seguida, comprometa-se em não reclamar mais sobre essa questão. E por fim,  atribua ao fato uma palavra positiva, como por exemplo, ao invés de reclamar do congestionamento no trânsito, declare: o trânsito está pesado é verdade! Mas isso reflete que meu país é próspero, pois as pessoas estão tendo maior estabilidade financeira e portanto em condições de comprar carro. 
Mas Advirto! Por experiência própria que não será uma tarefa fácil. Por isso, requererá um compromisso inafiançável  e para tanto me aproprio da fala de Paulo Vieira quando diz: " quem age tem poder... na verdade o difícil é me preparar por meios de ações massivas e consistentes. Pois o sucesso é apenas consequências das ações."
Experimente, e você verá que ao mudar a maneira como reage às questões do dia a dia, alcançará sucesso. E não só isso, perceberá que a cada dia terá menos motivos para reclamar, pois se tornará em uma pessoa mais positiva e feliz. 



Fonte:
VIEIRA, Paulo, Phd. O Poder da Ação. 10 ed. São Paulo: Gente, 2015. 
KNAPP, P; CAMINHA, R.M. Terapia cognitiva do transtorno de estress pós traumático. Rev. Bras. Psiquitr. [online]. 2003, vol.25,suppl.1,pp. 31-36. INSS 1516-4446

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS