AVANÇANDO NOS RELACIONAMENTOS - PARTE I " THE ROYALS (A REALEZA)

quarta-feira, 13 de abril de 2016




                                       THE ROYALS (A REALEZA)




Você já se sentiu desapontado em todos os relacionamentos que teve ate hoje?

Se sua resposta for sim, quero lhe encorajar a não desanimar de vez, pois não significa que você conheceu as pessoas erradas, ou que faltam a você habilidades para se relacionar. 

O grande problema de tudo está nas crenças que construímos a respeito de como e com quem se relacionar. 

Mas afinal, quem nunca sonhou viver um conto de fábulas? 
Qual a mulher que na sua infância não desejou estar no lugar da Cinderela, Rapunzel ou a bela Branca de Neve? Mulheres tão belas, que passado tanto sofrimento e espera, encontram seus príncipes e vivem com eles um final feliz. 

Crescemos ouvindo esses contos e quando adultos, a " vida imita a arte". De forma inconsciente, os contos de fábulas farão parte da vida do ser humano, como prega a psicanálise. 
" Não é surpreendente descobrir que a psicanálise confirma nosso reconhecimento do lugar importante que os contos de fábulas populares alcançaram na vida mental de nossos filhos. Em algumas pessoas, a rememoração de seus contos favoritos ocupa o lugar das lembranças de sua própria infância; elas transformaram esses contos em lembranças encobridoras." ( Freud, 1913, p 355)
Desse modo, vários relacionamentos iniciam com expectativas irreais. Somos propícios a considerar que somos mais justos que o companheiro (a), e que as pessoas com quem nos relacionamos são mais perfeitas do que realmente verdade. 

Muitos dizem encontrar o esposo ou esposa perfeito, mas logo ficam tristes por notarem imperfeições, pequenas ou grandes, que dificultam o relacionamento. Outras vezes é o temperamento que desaponta. 

Segundo Corso, em Fadas no Divã (2006), constata-se que nos contos de fadas, há um lapso de tempo entre o primeiro momento em que o príncipe e a princesa se olham e se apaixonam, e o "The End - felizes para sempre ". Depois de descobrirem que desejam um ao outro, ainda terão que lutar por esse amor, mas ambos tirarão de sua beleza a energia para vencer os obstáculos. Por outro lado, haverão alguns que já iniciam a relação tendo que enfrentar algum " feitiço", onde o verdadeiro amor terá que vencer a aparência terrível, provando que a atração física do parceiro transcende as aparências. 

Mas é nesse ponto que alguns relacionamentos terminam porque seus membros acreditam que é impossível conviver entre si, suportando um ao outro. A alegação sempre é a mesma incompatibilidade de gênios, opiniões, propósitos, e etc. Abandonam as relações porque já não consegue compreender o outro e nem a si mesmos. 

Sei que essa impressão é comum e muito disseminada justamente pela crença de que há alguém prontinho para você, em algum lugar. Como consequência desse raciocínio, qualquer outro que não esse "escolhido" trará problemas sem tamanho, pois não será aquele que é destinado a lhe fazer feliz pra sempre. Mas não é bem assim!Lembre-se, não existe príncipe encantado e nem princesa. 

O segredo de todo relacionamento saudável é compreender que não existe conjugue perfeito. Você não é perfeita, portanto, não gere expectativas de que o outro também o seja. 
"Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o vínculo da perfeição. Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo." ( Cl 3:14-16)




FREUD, Signund. A ocorrência em sonhos, de material oriundo de contos de fadas. Obras Completas de Sigmundi Freud. Volume XII, 1913.

CORSO, Diana L; Mário. Fadas no Divã, Psicanálise nas Histórias Infantis, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS