Deus: o limite para o mal

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Já se passaram oito anos desde Atentado de 11 de setembro nos EUA – contra as duas torres do Word Trade Center – que resultou em mais de 3 mil mortes, e ainda hoje quando revermos tais cenas ficamos chocados e assombrados com tamanha facilidade que o homem tem de por em ação toda maldade contida em si. A maldade humana sempre inquietou os pensadores dos mais diversos campos do saber e comportamento humano: filosofia, ciência, arte, religião.
Freud em seu ensaio sobre o “Mal-Estar na Civilização” (1930) dirá “...os homens não são criaturas gentis que desejam ser amadas e que, no máximo, podem defender-se quando atacadas; pelo contrário, são criaturas entre cujos dotes instintivos deve-se levar em conta uma poderosa quota de agressividade. Em resultado disso, o seu próximo é, para eles, não apenas um ajudante potencial ou um objeto sexual, mas também alguém que os tenta a satisfazer sobre ele a sua agressividade, ... Para o autor o ser humano não é inocente. Menos ainda amoroso e cordial como muitas vezes ele se apresenta frente a ele próprio e a seus semelhantes. Ele é cruel, intolerante, culpado.
O certo é que este evento que abalou o mundo foi um divisor de águas nas concepções sobre o mal, pois desde o Holocausto (extermínio dos judeus e outras vítimas durante a Segunda Grande Guerra), os males humanos não pareciam mais nos inquietar, pois pareciam ter limites. No entanto, após 11 de Setembro de 2001, reavivou a discussão sobre os limites da barbárie e da perversão humana, lançando entre muitos uma onda de pessimismo e descrença.
Mas ainda que o mal esteja presente em toda parte - não podemos perder a fé – crença de que em Deus encontramos a solução para todos os males da humanidade. O homem foi criado a imagem e semelhança de Deus e ainda que tal imagem esteja corrompida pelo pecado as raízes do mal podem ser arrancadas, pois mesmo que estejam instaladas em seu coração, Deus é poderoso para restaurar sua imagem no homem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS